segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dicas para aumentar a vida útil do seu aquecedor solar - 3ª parte


O aquecedor solar de água para banho e para piscina da Unisol Aquecedores conta com tecnologia de ponta, proporcionando máximo conforto e economia para famílias de todo Brasil. 

Periodicamente vamos divulgar alguns cuidados e dicas para aumentar ainda mais a vida útil do seu aquecedor solar.

As dicas estarão divididas e três partes. Confira a terceira parte:

·         Evite traçados hidráulicos irregulares (com altos e baixos), pois estes traçados favorecem a formação de bolsas de ar e perda de pressão.


·         Se for necessário, instalar uma válvula desaeradora em pontos de acúmulos de bolsas de ar.


·         Isolar a tubulação de água quente em todo seu trajeto evita perda de temperatura. Se a tubulação for aparente, exposta a raios solares, é importante proteger o isolamento.


·         Instalar o aquecedor solar o mais próximo possível dos pontos de consumo para reduzir o tempo de chegada da água quente e perdas de calor.


·         Em locais onde possam ocorrer temperaturas baixas ou geladas, recomenda-se a instalação de um sistema anticongelamento junto ao aquecedor solar.


·         Não submeter o reservatório térmico a pressões superiores àquela especificada na placa de identificação do aparelho.


·         Para obtenção de pressão mínima nos pontos de consumo, o fundo da caixa d´água fria deverá estar a pelo menos 1 metro da laje/forro no caso de interligação dos coletores solares por recirculação forçada. Para funcionamento do aquecedor solar por termossifão, deverão ser obedecidas as alturas mínimas descritas nos esquemas de instalação para termossifão.


·         É extremamente recomendável consultar um especialista em hidráulica para dimensionamento correto da instalação como forma de garantir a pressão mínima nos pontos de consumo e funcionamento correto do aquecedor solar.


·         Na interligação entre o reservatório térmico e os coletores solares, deve-se evitar a formação de sifões para não prejudicar a circulação da água entre os elementos, afim de não formar bolsas de ar na tubulação.


·         Observar os desníveis mínimos e distâncias horizontais máximas ente os elementos no caso de instalação por termossifão para que a circulação natural não fique prejudicada.


·         O coletor solar deve estar voltado para o norte e respeitar o ângulo de inclinação recomendável para cada região.


·         Antes de utilizar seu aparelho pela primeira vez, verifique a ligação elétrica e hidráulica de acordo com as especificações técnicas.


·         Não ligar a parte elétrica sem antes verificar se o reservatório está cheio d´água.


·         Antes de encher o reservatório térmico do aquecedor solar, abra primeiro todas as torneiras de água quente, inclusive a do chuveiro. Em seguida, abra o registro de entrada de água fria do aquecedor. A medida que começar a sair água pelas torneiras feche-as lentamente. Esta operação visa eliminar o ar da tubulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário